A criação da identidade é o início da história de uma empresa e a representação do seu posicionamento no mercado. Para que a ela seja única e inviolável existem oito aspetos chave no processo da sua criação.
1. Simples, memorável e intemporal.
Concentrar toda a essência da empresa num logótipo é um trabalho árduo, porém é o único caminho para garantir que os clientes a reconhecem, seja em que contexto for. Para isso é necessário conseguir o equilíbrio entre a clareza da mensagem, ou seja, o nome da empresa, e a simplicidade do conjunto gráfico, ou seja, o logótipo.
Uma identidade eficaz fica na memória do público por ser distintiva, clara, fácil de identificar e de memorizar.
Vejamos o caso da Nike. A sua identidade sofreu poucas alterações, o estilo foi modernizado e simplificado, demonstrando que a mensagem, hoje em dia, já só precisa de um traço para trazer à memoria de todos a marca a que se refere e o posicionamento que ela conquistou.
2. Análise e pesquisa da concorrência e tendências
Saber como a concorrência se apresenta, que elementos gráficos utiliza, qual a paleta cromática e como comunica, é uma das formas de perceber o que já existe e saber como se distinguir no meio da multidão.
Conhecer as tendências, que as mais carismáticas e as mais modernas empresas do mercado nacional e internacional apresentam, ajuda-nos a escolher os diferentes caminhos que trilhar para a criação da identidade.
3. Público-alvo
Saber quem é o público-alvo e definir o target que a marca pretende captar, é outro passo importante para escolher aspetos como a paleta de cores ou o tipo de letra a utilizar.
4. Conceito
A identidade deve expressar a atividade da empresa. Vejamos um caso concreto. Quando criámos a identidade da Funerária Santos & Bárbara, obviamente, sabíamos que ela estaria presente nos momentos de maior tristeza dos clientes, por isso, focámo-nos em procurar um símbolo de paz, harmonia, a pomba, mas também em espelhar o serviço da empresa, com todo o seu cuidado e acompanhamento às pessoas que contratam os seus serviços, a mão.
5. Esboço | Brainstorming
Não existe formula mágica para a criação de uma identidade de sucesso ao primeiro esboço. A fase dos esboços é uma das fases mais importante de consolidação de toda a análise feita anteriormente. Muitas vezes este trabalho de brainstorming pode, e deve ser feito a 4 ou até 8 mãos, já que trata de passar para o papel as ideias e os objetivos, representando-os por elementos gráficos, sejam eles concretos ou abstratos.
Quando fizemos o rebranding da AREAL, Agência de Energia do Algarve, o brainstorming levou-nos por caminhos de conjugação dos elementos da natureza geradores de energias limpas a desenhar, concentrados harmoniosamente num A (de Areal e de Algarve).
6. Tipografia
É um dos pilares de qualquer identidade. Por isso, a escolha do tipo de letra é um processo complexo que implica a análise de vários pontos como: o contexto social e emocional da marca; a anatomia dos tipos de letra (p.ex: com ou sem serifa); a legibilidade e adaptação das suas variações aos materiais que precisamos de criar, etc.
Quando criámos a identidade da ALOHI, uma marca de roupa feminina vendida apenas nas redes sociais, optámos por uma marca nominativa (onde o nome é o símbolo) para conseguir que nas imagens de perfil das suas páginas se visse sempre de forma clara o nome da empresa, já que não teria outros meios de comunicação. A grande vitória, neste caso, foi de trabalhar graficamente a fonte tipográfica para transmitir o posicionamento: roupa feminina para mulheres jovens e urbanas.
7. Paleta Cromática
Pode parecer um pormenor, mas é um pormenor muito importante. A paleta de cor escolhida para uma identidade transmite sentimentos, ambientes, estados de espírito Partilhamos aqui um exemplo da psicologia da cor no design das identidades:
8. Manual de normas
O manual de normas é um suporte importante que transmite as linhas orientadoras para a correta aplicação da identidade. São apresentadas as várias versões da identidade, racional criativo para a construção da mesma, a tipografia, paleta cromática, dimensões mínimas, versões cromáticas, comportamentos sobre fundos de cor e fundos fotográficos e as aplicações incorretas.