Quer que lhe façamos um desenho?

Esta expressão de carácter meio arrogante, encerra em si um significado maior. É que fazer um desenho é, muitas vezes, uma forma de comunicação simples e clara. A ilustração tem o poder de contar histórias sem palavras, expressar criatividade, transcender barreiras culturais e linguísticas e comunicar emoções.

A ilustração vai além da função estética, ela desempenha um papel fundamental na educação pois torna conceitos complexos mais acessíveis, facilitando a compreensão e aprendizagem, principalmente para os mais pequenos. Já no mundo dos mais crescidos, os infográficos são um sucesso quando se trata de descomplicar informação.

No marketing e comunicação das empresas, a ilustração é um recurso útil para atrair a atenção do público, comunicar mensagens de forma eficaz e criar uma identidade visual marcante, por várias razões:

1. É original e repleta de storytelling

Sempre que é criada especificamente para a marca em questão a ilustração pode contar história da marca e os seus valores, descomplicar conceitos abstratos e complexos e servi-los em representações visuais que impactantes e cheias de significado. São exemplo as emblemáticas ilustrações do gin Hendricks, marca representada pelo nosso cliente Primedrinks que, num estilo de surrealismo victoriano transmitem claramente o mood deste gin para quem foge ao convencional e se atreve a um prazer inusitado.

2. Diferenciação da Marca:

Fundamental para qualquer marca “ir a jogo” no mercado concorrencial dos nossos dias. A ilustração é uma ferramenta muito útil na criação do logótipo ou marca de uma empresa e deve exprimir de forma simples e individual, o negócio, a mensagem e os valores da marca.

3. Conexão Emocional:

Uma ilustração pode tocar o coração das pessoas e deixar uma marca permanente nas suas mentes. O projeto de criação da mascote de Quarteira teve precisamente esse objetivo e envolveu um estudo muito cuidado na área da ilustração, uma vez que o polvo Octávio devia ter a morfologia de um polvo mas, ao mesmo tempo, conseguir assumir atitudes e reações humanas que o ligassem à população de Quarteira, representando-a, ao mesmo tempo que a aproximava da edilidade da freguesia. As aventuras do Octávio, contadas em livros para os mais pequenos são bem o exemplo de como a ilustração pode prestar um serviço público importantíssimo na ligação emocional entre o público e empresa que ela representa.

4. Adaptável & Versátil:

A ilustração produzida de forma original e criativa, pode ser adaptada a diversos formatos e plataformas. Funciona muito bem em anúncios impressos ou digitais, nas redes sociais ou até mesmo em animações, garantindo uma presença sólida e consistente da marca em diferentes canais de comunicação. O projeto da mascote referida no ponto anterior, permitiu transformar uma ilustração em livros de aventuras que divulgam espaços, tradições e gastronomia da freguesia, ampliou a sua projeção com a construção de um website, a produção de merchandising, a criação de jogos didáticos, a presença constante nas redes sociais e uma mascote física que visita as escolas da freguesia e os principais eventos da freguesia, fazendo a alegria de miúdos e graúdos.

5. Linguagem Universal:

Uma imagem vale mais que mil palavras, e pode ser entendida e apreciada por pessoas de diversas origens. Isso facilita que as marcas alcancem audiências globais de maneira eficaz, diluindo barreiras linguísticas e culturais.

Em resumo, a ilustração é uma ferramenta poderosa, tanto para criar notoriedade de marca como para promover a venda. Podíamos ter feito um desenho deste artigo, mas há informações que têm mesmo de ser escritas e, afinal, nós gostamos muito de ilustrar, mas também de escrever.

Se o seu projeto precisa de uma ilustração, contacte-nos.

Usamos cookies no nosso website para melhorar o desempenho e a sua experiência como utilizador. Política de Privacidade e Cookies