FOFA é o acrónimo de Forças, Oportunidades, Fraquezas e Oportunidades, também conhecido por análise SWOT, em inglês, abreviatura de Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats.
Utilizada pelos profissionais de marketing para ajudar a escolher os melhores caminhos de marketing das empresas e facilitar as decisões relativas à estratégia do negócio, esta análise tem por base uma matriz em cruz.
Quando identificamos as Forças e Fraquezas, concentramo-nos na realidade interna que a empresa vive. Já quando analisamos as Oportunidades e Ameaças, devemos procura-las no mercado, isto é, no ambiente externo em que a empresa e o seu negócio se inserem.
Entenda as 4 componentes da análise FOFA/SWOT:
- Forças: são os pontos fortes da empresa que lhe dão uma vantagem sobre seus concorrentes. Podem ser, por exemplo, produtos ou serviços exclusivos, uma equipa supertalentosa, uma reputação sólida ou uma base de clientes fidelizada;
- Fraquezas: são os pontos fracos da empresa ou organização que podem torná-la menos competitiva, nomeadamente, preços altos, produtos ou serviços de baixa qualidade, uma equipa desmotivada ou uma presença limitada no mercado;
- Oportunidades: fatores externos que podem ser aproveitados pela empresa para melhorar seu desempenho. Identificar novos mercados, mudanças nas preferências dos consumidores ou novas tecnologias são alguns dos exemplos;
- Ameaças: são fatores externos que podem prejudicar o desempenho do seu negócio. Falamos de uma concorrência crescente, mudanças na legislação ou crises económicas.
No serviço de consultoria estratégica que a SFC presta aos seus clientes, a análise FOFA é essencial e é realizada em conjunto com o representante da empresa. Os resultados desta análise são muito úteis no desenvolvimento de planos e estratégias de comunicação.
Esta análise deve ser efetuada pelo menos uma vez por ano, no entanto, em alturas de lançamento de novos produtos, de desaceleração económica ou de redução das vendas ela é essencial para encontrar os “porquês” e definir novas ações.