Estratégia de Comunicação – o que é, e como fazer a da minha empresa?

Entende-se por Estratégia de Comunicação o plano de organização do conjunto dos sinais emitidos pela empresa em direção aos seus colaboradores, aos seus clientes, aos seus distribuidores, aos líderes de opinião, aos prescritores e a todos os alvos que possam ser identificados no processo de fabrico, distribuição e venda.

Para uma estratégia eficaz é necessário:

  1. Analisar a situação: utilize a análise swot para conhecer a realidade interna e externa da sua empresa ou do seu produto. Estude as ofertas da sua concorrência, não apenas os preços que praticam, mas as suas caraterísticas, os tipos de clientes que têm, as campanhas publicitárias e as promessas que fazem. Explore as tendências do mercado nacional e internacional, as reclamações mais comuns dos consumidores e as novas necessidades que os seus clientes possam sentir.
  2. Estabelecer os objetivos: estes podem ser definidos em valores de vendas, lucro, número de clientes ou em valores qualitativos como os níveis de recordação da marca, proximidade com o cliente, o grau de fidelização.
  3. Definir do target: entre clientes já conquistados, clientes a conquistar e influenciadores da compra, deverão ser definidos critérios demográficos, geográficos, sociais e económicos, de personalidade e estilo de vida, de comportamento de consumo, utilização e processo de compra. Crie o seu Avatar.
  4. Decidir qual o mix da comunicação: escolha os meios mais indicados para comunicar com o seu target. Normalmente uma estratégia de comunicação inclui a utilização coordenada de vários meios: força de vendas, publicidade off line (outdoor, rádio,imprensa e tv), direct marketing, marketing digital, relações públicas, promoções, patrocínio e mecenato, eventos e merchandising.
  5. Criar a campanha: esta é a altura para falar com uma agência de publicidade e comunicação, passar-lhe um briefing explicativo e solicitar propostas criativas.
  6. Orçamento: estabelecido o mix de meios e definida a campanha, é tempo de orçamentar os custos de produção dos anúncios e de inserção nos meios de divulgação.
  7. Lançar e avaliar: a monitorização da campanha ao longo da sua implementação é essencial para confirmar que os objetivos estão a ser atingidos ou para efetuar as alterações necessárias.

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