Tendências do Marketing Digital.

Um estudo da Marktest indicou que 60,9% dos portugueses, com mais de 15 anos faz compras online, representando um aumento de 4,2% em relação a 2021.
Assim sendo, as empresas têm de se tornar cada vez mais tecnológicas e preparadas para esta evolução. Para que seja mais fácil alcançar estes 61% da população, registamos aqui as tendências de Marketing Digital em 2023.

Recolha de dados: as empresas conseguem recolher dados dos seus clientes de diferentes formas, para canalizar melhor a comunicação, sem esquecer que devem ser cumpridas as regras da RGPD. Um exemplo de formato para recolha dados são os formulários.

Google My Business Listing: uma ferramenta que faz geo-localização dos estabelecimentos e em várias plataformas, para que surja mais facilmente nas pesquisas, nos motores de busca.

Pesquisa por Voz: uma ferramenta em ascensão que facilita o multitasking e a rapidez na pesquisa. O Google My Business também ajuda nesta questão.

Pesquisa por Imagem: esta ferramenta permite a inserção de uma imagem de referência, no motor de busca, em vez de escrever o nome ou tema. Já está disponível no Google e no Pinterest. Assim, ao adicionar ao seu website e redes sociais fotografias de qualidade dos seus produtos, com descrições, tags e palavras-chave, aumenta as probabilidades de ser apresentado no momento de pesquisa.

Avaliações Online: são decisivas para o negócio pois os compradores gostam de expressar a sua opinião sobre os que compraram e cada vez é mais frequente a influência dessas opiniões nos potenciais clientes. É assim, importante recolher avaliações. Um simples link para o Google My Business Listing facilita.

Campanhas: para garantir o sucesso das campanhas é necessário que se esteja atento aos resultados e se vá mudando as palavras-chave e as licitações. Desta forma, será possível atingir valores mais elevados de alcance.

Mensagens Automáticas em Tempo-Real: é relevante que o cliente não tenha de esperar muito para obter resposta às suas questões – ter um bot para responder às questões mais fáceis pode ser uma boa opção.

Inteligência Artificial: está a revolucionar o marketing e a comunicação. Os profissionais estão a usar a IA para criar experiências mais personalizadas para os clientes, automatizar tarefas e os ajudar a tomar decisões mais informadas.

 

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