Site ou Redes Sociais: qual o melhor para a sua marca?

Uma das perguntas que mais ouvimos dos nossos clientes é: “Será que preciso mesmo de um site, ou invisto apenas nas redes sociais?”

De facto, o desejo de alcançar maior visibilidade online está presente nos objetivos de marketing e comunicação de muitas empresas e, em muitos casos, a construção de um site pode parecer um investimento muito alto e com menor retorno imediato do que a criação de páginas nas principais redes sociais. No entanto, há outros aspetos que devem ser levados em conta, antes de tomar este tipo de decisão.

Hoje vamos refletir sobre os prós e contras de ambos os meios para que possa tomar uma decisão mais informada.

Porque é importante ter um site da sua empresa?

1 – Porque transmite confiança e credibilidade, profissionalismo e especialização à sua marca. Dá mais espaço à transmissão dos valores e da missão da empresa.

2 – Permite uma apresentação cuidada e pormenorizada dos serviços e produtos, e mostrar as diferenças face à concorrência. Também pode apresentar a equipa, as localizações dos seus escritórios, os preços e todos os pormenores que façam sentido.

3 – Maior flexibilidade e exposição da marca em relação à publicidade dita tradicional.

O site assume o papel de um cartão de visita interativo no qual terá toda a informação sobre a marca, atualizada a qualquer momento e apenas à distância de um clique. Permite-lhe comunicar sem ter de se limitar a um espaço físico e garante-lhe mais interação/relação com diversos públicos, 24h por dia, todos os dias do ano.

4 – Mais capacidade de analisar, medir e reestruturar a sua estratégia.

Através do feedback captado no site, será mais fácil descobrir que produtos/serviços têm maior interesse para os visitantes/clientes, de onde vêm as pessoas que o visitam, qual o tempo médio de visita, que páginas são mais vistas, entre outros.

E existem desvantagens?

Sim. A única desvantagem inevitável de criar um bom site será o investimento na compra do domínio, no alojamento e na programação do site. Mas é um investimento que vale muuuuito a pena fazer pela sua empresa.

Por outro lado, temos as redes sociais, o grande fenómeno que demonstrou ser uma excelente alavanca de comunicação para qualquer marca. Quais as vantagens?

1 – Notoriedade da marca, porque nas redes sociais pode inserir conteúdos diariamente, aumentando assim a referência e consequente memorização da sua marca e dos seus produtos/serviços.

2 – Fidelização de clientes. Uma das melhores formas de incentivar a fidelização de clientes é através da publicação assídua de novidades, conselhos, pedidos de opinião, etc. A interação com a sua comunidade incrementa os resultados.

3 – Aumento das vendas. A troca de experiências e opiniões sobre um determinado produto ou serviço no meio online, principalmente se feita por influencers, impulsiona o desejo de aquisição por outros consumidores.

4 – Partilha de recomendações de seguidores. A partilha de opiniões e experiências positivas de seguidores/consumidores têm um impacto bastante positivo para outros seguidores/consumidores.

5 – Investimento reduzido. Apesar de ser necessário investir cada vez mais, para ser visto, a publicidade nas redes sociais ainda é a mais acessível.

6 – Interação diária com o público-alvo, muitas vezes “em direto” quer através de comentários, de gostos ou de mensagens privadas.

7 – Nas redes sociais também pode analisar e medir os resultados e reestruturar a estratégia implementada.

Tem desvantagens?

Sim. As redes sociais exigem tempo, atividade constante, adaptação dos conteúdos a cada rede e resposta a comentários; não permitem um layout personalizado e até os nomes das páginas são controlados; e, não menos importante, estão sujeitas a comentários indesejados.

Em conclusão:

Um site não invalida a presença nas redes sociais e o mesmo acontece no sentido inverso. Ambos têm a sua importância, é importante conhecer as potencialidades de cada um e estabelecer uma estratégia de marketing e comunicação em que ambos os meios se complementem. Se o site tem, por princípio, um papel mais institucional, essencial para credibilizar a sua empresa, a social media é o complemento imprescindível para dar voz ativa à sua marca, aos seus produtos e, acima de tudo, aos seus clientes.

Dependendo do objetivo, dos serviços e produtos a divulgar, do perfil do cliente, existem várias opções para criação de um site: institucional, loja virtual ou e-commerce, blog, portfólio, portal, etc.

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